Para comemorar os 35 anos do domínio .br, nada melhor do que relembrar a história e as curiosidades que cercam essa importante ferramenta da internet brasileira.
Delegado ao Brasil em 1989 pelo cientista da computação Jon Postel, o domínio .br foi inicialmente utilizado para identificar aparelhos de rede usados por pesquisadores e instituições brasileiras na troca de mensagens digitais.
A história do domínio .br no Brasil
Inicialmente operado de forma manual pelo Registro.br e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o domínio .br passou a ter uma gestão mais organizada com a criação do Comitê Gestor da Internet no Brasil em 1995.
A partir de então, o registro de endereços com .br tornou-se mais organizado e facilitado. Em 1996, o DNS foi inaugurado, tornando o registro de domínios mais automatizado e acessível.
Desde então, o domínio .br se consolidou como a principal forma de registro de sites no Brasil, ultrapassando a marca de 5 milhões de registros.
O Brasil conta com mais de 5 milhões de sites registrados no domínio .br – Imagem: Getty Images/Reprodução
Além disso, o domínio .br possui algumas curiosidades interessantes, como o fato de que o tamanho mínimo para um registro é de dois caracteres, não podendo conter exclusivamente números.
Ademais, o valor da anuidade é um dos mais baixos do mundo e não sofre reajustes desde 2017.
Quando o CGI adotou um sistema eletrônico em 1996, os domínios registrados passaram a datar a partir daquela data.
No entanto, ainda é possível identificar alguns dos primeiros domínios do Brasil, como abril.com.br, folha.com.br, bamerindus.com.br, entre outros.
Com o crescimento contínuo da quantidade de sites no Brasil, o domínio .br continua sendo uma parte fundamental desse cenário.
Seu papel na identificação e organização dos sites brasileiros é inegável, e sua importância só tende a crescer nos próximos anos.
Parabéns ao domínio .br pelos seus 35 anos de história e relevância na internet brasileira e mundial! Que continue contribuindo para o desenvolvimento da web no Brasil por muitos anos mais.
*Com informações de Canaltech.