A celebração do aniversário costuma envolver diferentes rituais e superstições. Enquanto alguns gostam de fazer um pedido antes de assoprar as velas, outros só cortam o bolo se for de baixo para cima.
Nesse universo de regras e desejos, no entanto, existe uma dúvida que persiste ao longo do tempo: comemorar o aniversário antes da data pode dar azar? Sim ou não?
CURSOS GRÁTIS: Aproveite e faça mais de 100 cursos GRÁTIS com opção de certificado VÁLIDO
As respostas tendem a variar. Ao mesmo tempo que há crenças e superstições que reforçam a tese do azar, outras não veem problema nesse tipo de prática.
Por que é bom celebrar o aniversário no dia certo?
Entre as ideias que reforçam o azar, o argumento é que comemorar o aniversário no dia correto é importante, pois seria uma forma de garantir a presença do anjo da guarda, o que traria boas energias para o novo ciclo.
Fora isso, existem superstições que remontam a ideias de Kievan Rus e culturas pagãs que também sugerem consequências para quem comemora o aniversário antecipadamente.
Apesar de não haver fundamentos científicos, essas superstições são populares e repetidas por várias pessoas. Em geral, são tratadas como mitos que sobrevivem na sociedade.
Comemoração de aniversários no Brasil
Tudo leva a crer que as regras sobre o dia para comemorar o aniversário dependem muito do que cada pessoa acredita.
No Brasil, há diversas tradições relacionadas à data, que é sempre vista como um momento de alegria.
A ideia mais comum é de que o aniversário é uma chance de celebrar com as pessoas que amamos.
As festas podem ser grandes ou pequenas, mas alguns aspectos resistem e estão presentes nelas todas, como decorações, música e o famoso “Parabéns pra você”.
Aspectos da comemoração antecipada
Se você optar por celebrar o aniversário antes da data, o primeiro passo, com certeza, é se planejar.
Assim como a festa, tudo deve ser programado e garantido com antecedência — do local às comidas e bebidas.
Outro aspecto diz respeito à disponibilidade dos convidados, pois pode ser que surjam outros compromissos, e isso aumenta as chances de que pessoas importantes não compareçam.
Apesar das crenças envolvidas, a escolha sobre quando comemorar o aniversário deve ser pessoal. Se está bom para o aniversariante e ele está feliz, é isso que importa.
Com informações do site Multiverso Notícias.