A preservação da biodiversidade é um dos desafios mais urgentes da atualidade. Com muitas espécies em risco de extinção, é crucial que a sociedade se mobilize para proteger os animais do nosso ecossistema.
O Brasil, país conhecido pela grande diversidade de fauna e flora, possui várias espécies ameaçadas de extinção, segundo o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, produzido pelo Instituto Chico Mendes em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.
Aqui, vamos conhecer alguns deles e entender as principais ameaças que enfrentam, assim como as medidas tomadas para preservá-los.
Animais brasileiros que podem desaparecer
Sempre vista em litorais brasileiros, a baleia-franca-austral é um dos mamíferos marinhos mais ameaçados por caçadores – Imagem: Max Jones/Reprodução
1. Baleia-franca-austral
Com a caça predatória ao longo dos séculos, a população da baleia-franca-austral foi reduzida drasticamente. Atualmente, estima-se que apenas 10 mil indivíduos restam no hemisfério sul.
A proteção desses animais e a criação de áreas marinhas protegidas são essenciais para a sua sobrevivência.
2. Cuxiú-preto
O primata mais ameaçado da Amazônia, o cuxiú-preto, enfrenta a caça ilegal e a perda de habitat.
A conscientização da população sobre a importância da preservação das florestas e a criação de áreas protegidas são medidas necessárias para proteger esses animais.
3. Lobo-guará
O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul e passa pela degradação do Cerrado, seu habitat natural.
Quando se olha seriamente para a preservação desse bioma e o combate à caça ilegal, é que estes animais, símbolo do nosso país, terão uma chance de sobreviver.
4. Boto cor-de-rosa
O maior golfinho de água doce, o boto cor-de-rosa, tem de lidar com a pesca predatória e a poluição dos rios onde vive.
O caminho para preservá-los da extinção é a proteção dos rios amazônicos e a fiscalização de atividades que os ameacem.
5. Macaco-aranha-de-cara-preta
O macaco-aranha-de-cara-preta está em perigo crítico de extinção devido ao desmatamento e à caça predatória.
Por isso que a preservação das florestas amazônicas e o combate à caça ilegal são consideradas pelos ambientalistas medidas urgentes para proteger tais espécimes.
6. Onça-Pintada
A onça-pintada encara o desmatamento e a expansão da agricultura em seu habitat natural. Há bastante incentivo governamental e de ONGs especializadas para a preservar a espécie, mas ainda não é o suficiente.
O ideal seria criar corredores ecológicos e proteger as áreas de vida desses animais.
7. Mico-leão-dourado
O mico-leão-dourado está ameaçado pela destruição da Mata Atlântica e pela ocupação humana de seu habitat.
Se não houver maior mobilização para a preservação das áreas remanescentes de Mata Atlântica e se combater seriamente o desmatamento, esses primatas não vão durar muitos anos mais.
Resumindo, a conscientização da população, a criação de áreas protegidas e o combate à caça ilegal são medidas fundamentais para garantir a sobrevivência dessas espécies ameaçadas.
Cabe a cada um de nós contribuir para a conservação da fauna brasileira e garantir um futuro sustentável para as gerações futuras.
Com informações do site Terra.