Um dos maiores dilemas sobre a vida e a morte do filósofo Platão parece ter sido solucionado com a descoberta de um antigo papiro carbonizado em meio às cinzas da cidade de Herculano, na Itália.
O documento, que faz parte do manuscrito ‘História da Academia’, escrito por Filodemo de Gadara, revelou informações sobre o possível local de sepultamento de Platão, além de algumas curiosidades sobre sua vida.
Identificando as informações
Platão, conhecido por ser um dos mais renomados pensadores da Grécia Antiga, fundador da Escola Platônica em Atenas, teria sido enterrado em um jardim privado próximo ao Mouseion, um local sagrado dedicado à adoração das musas e divindades da época.
Tal descoberta contraria a crença anterior de que o filósofo teria sido vendido como escravo durante sua estadia na Sicília, em 387 a.C., sob o regime de escravidão do governante tirano Dionísio I, o Antigo.
Parte do texto em papiro carbonizado já foi restaurada e traduzida – Imagem: Consiglio Nazionale delle Ricerchenrc (CNR)/Reprodução
Segundo o estudo realizado pela Universidade de Pisa, a restauração do papiro permitiu a identificação de aproximadamente 30% do texto original, revelando informações sobre a academia de Platão, a literatura helenística e a história antiga.
Kilian Fleischer, um dos responsáveis pelo projeto, ressaltou a importância das novas leituras que se baseiam em fatos concretos para o estudo interdisciplinar da filosofia antiga e da biografia de Platão.
Os pergaminhos que revelaram tais informações foram carbonizados durante a erupção do Monte Vesúvio no ano de 79 d.C., que devastou as cidades de Herculano e Pompeia.
Ambas as cidades são conhecidas por abrigar sítios arqueológicos com artefatos importantes que ajudam a reconstruir a história e a cultura grega.
Graziano Ranocchia, coordenador da restauração, destaca a importância da contextualização do novo documento para os estudos sobre a filosofia antiga, a biografia de Platão e a literatura grega.
A descoberta do possível local de sepultamento do filósofo grego certamente abre possibilidades de investigação e aprofundamento dos conhecimentos sobre um dos grandes nomes da filosofia.
Com isso, os pesquisadores e estudiosos terão a oportunidade de revisitar a vida e os ensinamentos de Platão, enriquecendo mais o conhecimento sobre o legado deixado por esse grande filósofo.
Com informações do site da Revista Galileu.