Com a nova onda de calor atuando em todo Brasil, os usuários estão tendo que lidar constantemente com o aviso de superaquecimento dos celulares. Com isso, a saída encontrada por muitos foi de colocar o aparelho dentro da geladeira ou do freezer. Além de baixar a temperatura do celular, alguns usuários relatam ainda que a prática melhora o desempenho da bateria.
Segundo especialistas, o resfriamento da bateria pode auxiliar a preservar a carga. No entanto, isso não está diretamente ligado a capacidade do celular carregar mais rapidamente após a prática ou até mesmo fazer com que a bateria dure mais. Ao acabar a bateria, o telefone desliga automaticamente. No entanto, existe uma pequena carga residual no aparelho.
Dessa forma, ao colocar o celular na geladeira, o processo de recuperação da bateria potencializa, auxiliando na recuperação momentânea. Contudo, os especialistas recomendam que a prática seja evitada, visto que colocar o celular na geladeira não irá fazer diferença na rotina do usuário e na velocidade de carregamento do aparelho.
Fuja do freezer e o sol
Para quem decide colocar o celular no freezer para acelerar o resfriamento do aparelho, o risco é ainda maior. Devido à sensibilidade do celular, há um grande risco da bateria congelar, visto que existem líquidos dentro da bateria. Por mais que a bateria funcione melhor em temperaturas mais baixas, o frio excessivo é um grande problema para elas.
Em contrapartida, deixar o celular no sol também faz com que a bateria esquente em excesso, perdendo sua potência mais rápido. Com isso, o tempo de vida útil do aparelho é prejudicado. Em temperaturas elevadas, a bateria perde sua carga mais rápida, visto que há maior movimentação de elétrons. O mesmo vale para aparelhos guardados em locais abafados ou embaixo do travesseiro.
Assim, os celulares que atingirem temperaturas altas nos dias mais quentes, a recomendação é que os usuários utilizem a saída do ar condicionado para abaixar a temperatura do aparelho. Além disso, é necessário evitar usar o aparelho enquanto estiver quente, evitando o desgaste da bateria e os riscos de danificação do celular.