O Nubank anunciou nesta quinta-feira (4) um novo recurso de segurança para evitar o golpe da ligação falsa. Com a “Chamada Verificada”, a fintech permite que os clientes verifiquem a autenticidade das ligações do banco, sendo uma nova medida para proteger os correntistas de possíveis criminosos. O recurso já está disponível no aplicativo do Nubank.
A “Chamada Verificada” irá funcionar da seguinte forma: ao receber uma ligação, o cliente poderá abrir o aplicativo do banco e visualizar um alerta na tela inicial para confirmar a veracidade da ligação. Assim, ao abrir o aplicativo, o cliente terá acesso a uma tela com o nome da empresa, data e hora da chamada, além do número de protocolo da ligação.
Conforme anunciado pelo Nubank, a função será liberada apenas em caso de ligações iniciadas pela própria fintech ou por parceiros. Ou seja, o aviso não será disponibilizado caso o correntista seja o autor da chamada. Vale ressaltar também que a identificação ocorre apenas após o cliente atender a ligação.
Recurso será liberado gradativamente
O novo recurso faz parte da campanha de conscientização do Nubank contra o “Golpe da Falsa Central”. Nele, os criminosos fingem ser um atendente da fintech para roubar os dados dos clientes, como credenciais bancárias e informações sobre o cartão. Nesta quinta-feira (4), a ferramenta foi liberada para mais de 90 milhões de clientes.
No entanto, o recurso será liberado de forma gradativa, atingindo todos os clientes a partir da próxima semana. A ferramenta será disponibilizada como atualização nas próximas semanas. Assim, será preciso acessar a App Store (iOS) ou a Play Store (Android) para verificar se o aplicativo do Nubank está atualizado.
“No Nubank, a segurança de nossos clientes é prioridade máxima e estamos sempre buscando maneiras inovadoras de aprimorar nossas medidas de proteção”, afirmou Fabiola Marchiori, gerente geral de combate a fraudes e vice-presidente de engenharia do Nubank. “A novidade reforça nosso compromisso de usar tecnologia para combater e prevenir novas ameaças”, completou.