O PIS/Pasep são depósitos feitos por empresas privadas e órgãos públicos a um fundo específico direcionado aos trabalhadores. O objetivo dessa reserva é de financiar o seguro desemprego, abono salarial e a participação na receita de empresas privadas (PIS) e públicas (PASEP). Para receber esses benefícios, é essencial que os trabalhadores saibam qual é o seu número do PIS, disponibilizado juntamente com a Carteira de Trabalho.
O PIS é repassado pela Caixa, enquanto o PASEP é de responsabilidade do Banco do Brasil. Anualmente, os trabalhadores possuem direito a retirar parte de suas contas do fundo, conforme o calendário de pagamentos estabelecido pelo Governo Federal. Nas carteiras de trabalho antigas, o número do PIS era informado em uma folha grampeada na última folha da carteira.
Já nos modelos atuais, o número do PIS é apresentado na primeira página, junto coma foto e a digital do trabalhador. Contudo, é possível descobrir qual a numeração do trabalhador por outras formas, mesmo sem a presença da carteira digital.
1. Carteira de Trabalho Digital
Com o aplicativo CTPS Digital, os trabalhadores conseguem acessar o número do PIS de forma facilitada. Para isso, basta abrir o aplicativo, realizar o login com a conta Gov.br e clicar na seção de “Contratos” na área inferior da tela. Ao lado do contrato, haverá o ícone “+”. Para descobrir o número do PIS/Pasep, basta clicar neste ícone.
2. Aplicativo FGTS
No aplicativo do FGTS, o número do PIS/Pasep está localizado na opção de “Endereço e Dados Pessoais”, dispostos dentro do ícone “mais”. O número doc adastro aparecerá juntamente das informações pessoais. Para os usuários que não tem cadastro no app, será necessário seguir o passo a passo para o cadastramento.
3. Site do CNIS
No site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), os cidadãos também conseguem ter acesso ao número do PIS. Ao clicar em “Cidadão”, será possível encontrar a opção “Inscrição”. Nessa apa, basta selecionar “Filiado”, informar o NIS e preencher as informações solicitadas. Após completar o formulário, clique em “continuar” para ter acesso ao número do PIS.
4. Telefone da Previdência Social
Para os trabalhadores que preferem realizar o contato por telefone, é possível entrar em contato com a Previdência Social pelo telefone 135. Na central de atendimento, o cliente deverá inserir o CPF, escolher pela opção “outros assuntos” (discar 3) ou então discar 0 para falar com um atendente. Após confirmar os dados, será possível ter acesso ao número do PIS.