O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados no Brasil e se destacada pela constante renovação e incremento de novos recursos.
Apesar de tudo isso, uma pergunta resiste entre os usuários: como descobrir se fui bloqueado por alguém?
A resposta para essa curiosidade pode ser encontrada por meio de alguns sinais. O aplicativo não envia notificações quando alguém é bloqueado, mas os indícios estão todos lá. Basta observar atentamente.
Para te ajudar nessa empreitada, vamos mostrar abaixo seis aspectos que ajudam a elucidar esse mistério. Eles valem tanto para celulares Android quanto iPhones (iOS).
WhatsApp é um dos apps mais baixados no Brasil. Foto: Reprodução
1. Sumiço do status ‘online’ ou ‘visto por último’
Se um determinado contato deixa de aparecer “online” por dias, semanas ou meses pode ser que ele tenha te bloqueado.
Esse indício ganha força, ainda, quando você não consegue visualizar a informação de “visto por último”, ou seja, a data e hora da última vez que a pessoa entrou no WhatsApp.
Esses dados, no entanto, não são conclusivos. É preciso buscar novos elementos para confirmar o bloqueio, pois o usuário pode, simplesmente, ter feito alguma alteração nas configurações do app.
2. Foto do perfil não aparece mais
Um segundo jeito de se aproximar da confirmação é verificar se a foto do perfil do usuário continua aparecendo ou não para você. Se ela sumiu e ficou apenas o ícone do boneco branco em um fundo cinza, a suspeita fica ainda maior.
Apesar disso, é importante destacar que esse é somente mais um indício sem potencial conclusivo, pois existe a opção de mudança na configuração do aplicativo para que a foto apareça somente para os contatos salvos.
O mesmo pode ocorrer, ainda, caso a pessoa tenha trocado de aparelho telefônico.
3. Dificuldade para colocar o contato em grupos
Outro elemento que reforça a possibilidade de bloqueio é quando você não consegue adicionar a pessoa em um novo grupo.
Neste caso, o aplicativo costuma exibir a seguinte mensagem: “Não é possível adicionar “.
4. Mensagens não chegam? Você pode ter sido bloqueado
Em geral, após o bloqueio, sempre que você envia uma mensagem para a pessoa, ela não é enviada. Se no seu caso, os textos, vídeos e áudios estão com apenas um traço cinza, isso pode ser um indício a mais de possível bloqueio.
Vale lembrar, no entanto, que esse tipo de coisa pode acontecer quando o usuário está sem internet ou com o telefone desligado. Se for algo recorrente e que permanece por muito tempo, aí sim a suspeita procede.
5. Impossível ligar para a pessoa pelo WhatsApp
Nessa soma de fatores, entra, ainda, quando você tenta ligar para a pessoa pelo WhatsApp e não é atendido. Isso vale tanto para chamadas de áudio quanto de vídeo.
No caso de bloqueio, o telefone toca até cair. Não existe um sinal claro ou diferente para sinalizar o bloqueio.
Assim como no caso das mensagens que não chegam, é preciso avaliar a recorrência. Se for algo frequente, é um sinal de possível bloqueio.
6. Sumiço do status pessoal
Para concluir a lista de elementos que comprovam o bloqueio no WhatsApp, é necessário mencionar o sumiço do status da pessoa no aplicativo.
Quando a foto, a sinalização de online, o “visto por último” e o status pessoal somem ao mesmo tempo, a confirmação é clara: você foi bloqueado.