O WhatsApp está passando por grandes mudanças em seus termos de privacidade. Devido à nova Lei de Mercados Digitais da Europa, as grandes empresas de comunicação devem abrir o acesso ao seu chat para outros aplicativos. Até o momento, os novos termos foram disponibilizados apenas para os usuários da Europa.
No entanto, as atualizações estão gerando discussões em mercados de todo o mundo, visto a possibilidade de alterar o funcionamento do WhatsApp não apenas na União Europeia. Com a atualização, o WhatsApp passará a receber mensagens de outros aplicativos, funcionando como uma central de comunicação dos usuários.
Dessa forma, os usuários poderão encontrar mensagens do Telegram, Google Mensagens e outros no aplicativo do WhatsApp. Para garantir a segurança dos usuários, o mensageiro anunciou que irá estender sua criptografia de ponta a ponta também para as mensagens recebidas pelos aplicativos terceiros.
Exigência das novas leis europeias
Os novos termos de privacidade incluem as leis da União Europeia, que propõe que os maiores aplicativos de cada setor abram seus espaços para outros provedores. Além disso, a lei determina também a idade mínima para os usuários da plataforma, passando para 13 anos. Antes da nova legislação, a idade mínima permitida pelo aplicativo era de 16 anos.
Contudo, a legislação não determina o compartilhamento adicional de dados pessoais com a Meta ou com outros aplicativos. Segundo o texto, o intuito dos novos termos de dados é de facilitar a verificação de mensagens dos demais bate-papos, utilizando a base legal de qual o WhatsApp compartilha os dados existentes internacionalmente.
Em contrapartida, ao abrir espaço de seu aplicativo para as mensagens de terceiros, o desafio para manter a privacidade de seus usuários aumenta. Com a utilização da criptografia de ponta a ponta nas mensagens recebidas também pelos outros aplicativos, o WhatsApp afirma que irá garantir a segurança das informações trocadas no mensageiro.
Por fim, ainda não se sabe se o recurso será liberado apenas na Europa, devido às novas leis nacionais, ou se ele será distribuído para usuários de outros países.