O TikTok lançou uma novidade recente que deve revolucionar a maneira como os usuários assistem aos vídeos na plataforma. Estamos falando de uma nova versão do aplicativo, já liberada para uso em quatro países.
Chamada de TikTok Lite, a rede social tem um objetivo diferente do TikTok tradicional. Ela vai pagar um valor para que os usuários vejam vídeos na plataforma. Já imaginou receber para ficar navegando no aplicativo?
A ByteDance, empresa chinesa dona do TikTok, escolheu quatro países para fazer o experimento, sendo dois da Europa e dois da Ásia. São eles: França, Espanha, Japão e Coreia do Sul.
A intenção da companhia, ao oferecer uma recompensa para os usuários, é atrair o interesse de pessoas mais velhas, já que o TikTok tem popularidade garantida entre os mais novos.
Para utilizar o TikTok Lite, no entanto, é preciso atender algumas regras. O aplicativo está disponível tanto para iPhones (iOS) quanto celulares Android, mas ele exige que o usuário tenha mais de 18 anos.
TikTok possui mais de 1,5 bilhão de usuários no mundo todo – Foto: Reprodução
Quanto o TikTok Lite vai pagar?
Nessa primeira fase, o aplicativo funcionará em modo teste. Até então, os valores pagos só foram ativados no Japão e na Coreia do Sul.
De acordo com reportagem do jornal El Pais, a plataforma acredita que cada usuário poderá ganhar em torno de 1 euro por dia, ou seja, cerca de R$ 5,45, na cotação direta.
O sistema funcionará da seguinte forma: os usuários vão acumular pontos a cada descoberta de conteúdo novo ou realizando determinadas ações que serão solicitadas pelo aplicativo.
“Os pontos acumulados poderão ser transformados em um cartão-presente ou utilizado para apoiar os criadores”, explicou o TikTok no comunicado de lançamento da novidade.
Diferenças do TikTok Lite
De modo geral, o TikTok Lite é uma cópia do aplicativo tradicional e já conhecido no mundo todo. Apesar disso, existem algumas diferenças, especialmente na logo e na página inicial.
O lototipo da nova plataforma da ByteDance possui um pequeno raio no desenho e, na tela inicial, aparece a palavra Lite em destaque. Ao fazer o login, no entanto, os vídeos surgem da mesma forma como ocorre no app original.
Vale lembrar que essa versão Lite já havia sido lançada pela companhia em mercados emergentes ou com menor disponibilidade de internet, pois ele possibilita um tráfego menor de informações.
Essa característica, no entanto, inviabiliza acompanhar ou transmitir vídeos ao vivo
O TikTok não deixou claro, ainda, como será a expansão da novidade para outros países. Isso deve ocorrer de maneira paulatina.
Enquanto isso, a versão original do app já possui em todo o planeta mais de 1,5 bilhão de usuários. Um sucesso inquestionável!