Em 2002, surgiu um marco no cinema brasileiro: o filme ‘Cidade de Deus’, dirigido por Kátia Lund e Fernando Meirelles.
Desde seu lançamento, o filme começou a deixar seu legado, sendo reconhecido como uma das mais impactantes e aclamadas obras cinematográficas da história do cinema.
Até o momento, ‘Cidade de Deus‘ é o único filme brasileiro a receber quatro indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Edição.
Uma das cenas mais emblemáticas do filme chamou a atenção do diretor de ‘Titanic’ – Foto: Reprodução
A trama narra as trajetórias divergentes de Dadinho (Douglas Silva) e Buscapé (Alexandre Rodrigues), amigos de infância criados na Cidade de Deus, uma das áreas mais perigosas do Rio de Janeiro.
O filme não apenas abriu portas para o mercado internacional, mas possibilitou a Fernando Meirelles realizar outras produções e estabelecer contatos com figuras proeminentes de Hollywood, como Steven Spielberg.
Cena impressionou Spielberg
O encontro entre Fernando Meirelles e Steven Spielberg não foi coincidência, pois o cineasta brasileiro foi convidado para dirigir ‘Colateral’, um filme de ação de 2004 estrelado por Tom Cruise, Jamie Foxx e Mark Ruffalo, produzido por Spielberg.
Embora Meirelles não tenha aceitado o projeto, o encontro resultou em uma história interessante, que ele compartilhou em 2019 no programa ‘Provocações’ da TV Cultura, com Marcelo Tas.
Durante o programa, Meirelles revelou, entre risos, que Spielberg aproveitou a reunião para esclarecer uma dúvida que o intrigava desde que assistiu a ‘Cidade de Deus’ (conhecido internacionalmente como ‘City of God’): como foi filmada a cena de abertura da perseguição da galinha.
“Eu expliquei para ele [Spielberg] que o fotógrafo pegou a câmera pequenininha e amarrou com uma fita crepe na vassoura e correu enquanto gritava: ‘xô galinha, xô galinha'”
Ele recorda que a resposta deixou Spielberg ainda mais chocado, a ponto de chamar toda a equipe técnica para entender melhor os valores de se gravar uma cena daquela.
Segundo ele, o diretor de ‘Titanic‘ disse:
“Aquela cena, para mim, custaria um milhão e meio de dólares, e você fez com um cabo de vassoura?”
Relembre a cena:
‘Cidade de Deus’: detalhes da cena
A icônica sequência da perseguição da galinha foi resultado de uma colaboração entre o roteirista Bráulio Mantovani e o fotógrafo César Charlone.
Em 2016, eles detalharam todos os bastidores da criação e a análise técnica dessa cena no programa ‘Grandes Cenas’, do canal Curta!.
Parece que o cinema hollywoodiano ainda não está totalmente preparado para compreender as soluções improvisadas e criativas tão características do cinema nacional.
Embora possam parecer bastantes inusitadas, essas abordagens muitas vezes têm grande sucesso e, claro, são muito mais baratas do que uma cena digna de Hollywood.