A discussão sobre a influência da inteligência artificial (IA) no mundo das animações ganhou mais um capítulo recentemente.
Nos últimos dias, imagens criadas utilizando IA (sobretudo o ChatGPT) no famoso estilo do Studio Ghibli rapidamente conquistaram a internet. Esse fato despertou a curiosidade do público sobre a opinião de Hayao Miyazaki, uma figura central no estúdio japonês.
O diretor já havia manifestado seu descontentamento com a tecnologia em 2016, muito antes do surgimento de ferramentas como o ChatGPT. Para Miyazaki, o uso de IA na arte é um “desrespeito à vida”, uma visão que ele expressou de forma contundente em discussões passadas.
Porém, até o momento, tanto ele quanto o Studio Ghibli enquanto instituição optaram por não comentar os recentes acontecimentos.
Famoso meme que circula na internet há anos transformado em um desenho Ghibli – Imagem: redes sociais/reprodução
O legado do Studio Ghibli
Fundado em 1985, o Studio Ghibli deixou sua marca no cinema mundial com suas animações únicas e cativantes.
Filmes como ‘Princesa Mononoke’ e ‘A Viagem de Chihiro’, vencedor do Oscar, são exemplos de suas obras-primas. Nessas produções, temas como natureza e fantasia permeiam as histórias.
Mesmo com a evolução tecnológica, o estúdio manteve seu compromisso com a criação artesanal. Esse compromisso é visível em obras como ‘O Menino e a Garça’, de 2023, dirigido pelo próprio Miyazaki.
Como funcionam as “imagens Ghibli” feitas por IA?
A tecnologia de IA permite criar imagens no estilo Ghibli a partir de prompts detalhados. Ou seja, descrições precisas de cenários e elementos ajudam a alcançar o desejado efeito visual.
Até pouco tempo atrás, o ChatGPT e outros mecanismos de inteligência artificial transformavam fotografias reais em uma ilustração Ghibli. Porém, nos últimos dias as IAs perderam essa funcionalidade.
E por falar no ChatGPT, a evolução do chatbot da OpenAI, especialmente com a chegada da versão GPT-4o, aumentou a capacidade de gerar imagens detalhadas.
Passo a passo para criar imagens Ghibli com o ChatGPT
Para obter uma dessas animações de forma quase instantânea, proceda da seguinte forma:
- Acesse o ChatGPT com uma conta na OpenAI ou do Google;
- Descreva a cena com riqueza de detalhes em um prompt. Por exemplo: “Crie, em estilo Ghibli, a imagem de um cachorro correndo atrás de um pedaço de madeira em um jardim florido”;
- Ajuste a descrição conforme necessário para obter o resultado desejado e depois envie o comando.
Depois de alguns minutos, você terá o resultado, que geralmente é bastante satisfatório.
Vale mencionar que, na versão gratuita do ChatGPT há um limite para criação de imagens Ghibli. Nas versões pagas, esse limite é removido.
O futuro da animação e da IA
O uso de IA na animação é um tema em expansão na indústria cinematográfica. Enquanto alguns profissionais veem potencial nessas ferramentas, outros, como Miyazaki, manifestam preocupações éticas.
Independentemente das opiniões divergentes, o fato é que a tecnologia está desafiando e redefinindo o panorama criativo. A forma como o Studio Ghibli e outros gigantes da animação responderão a essas mudanças será fundamental para o futuro da indústria.