Os golpes via SMS ou WhatsApp estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil. Através do envio de ofertas tentadoras e links suspeitos, os golpistas conseguem enganar os consumidores e roubar suas informações pessoais.
A Kaspersky Lab é uma empresa russa especializada em desenvolver softwares de segurança para internet, oferecendo soluções para proteção contra vírus, hackers, spam, trojans e spyware.
De acordo com um levantamento realizado pela empresa, ocorreram mais de 134 milhões de tentativas de ataque de phishing no país em 2023.
Nessa abordagem, os consumidores recebem promoções falsas ou mensagens supostamente enviadas por bancos.
Os golpistas também se aproveitam de programas governamentais, como o “Valores a Receber” para atrair a atenção dos usuários.
Assim, a mensagem pode tratar de diversos temas, desde ofertas exclusivas até a clonagem de cartões e roubo de senhas bancárias.
Para ganhar credibilidade, os golpistas criam páginas falsas que se assemelham muito às páginas oficiais das instituições.
Nessas páginas, os usuários encontram formulários para preencher com suas informações pessoais, como dados bancários, números de cartão e CPF.
Em certos casos, os golpistas também solicitam o pagamento de uma taxa para adiantar a liberação de algum benefício governamental.
Como reconhecer o golpe?
Golpistas têm usado SMS e WhatsApp para aplicar golpes, mas você pode se proteger seguindo algumas dicas simples. – Foto: master1305/FreePik
A primeira etapa para detectar um golpe de phishing é verificar o remetente da mensagem. Se ela for enviada por um contato desconhecido ou por números curtos em SMS, é importante ficar atento.
Os criminosos já conseguem manipular os canais de SMS para espalhar mensagens falsas de golpe.
Além disso, os usuários devem ficar atentos a ofertas tentadoras. Sejam produtos com descontos, estoque limitado ou jogos online, condições muito fora do comum geralmente são indicativas de golpes.
Portanto, desconfie de produtos muito mais baratos do que em outras lojas, assim como de mensagens que criam uma sensação de urgência no consumidor.
Jamais forneça seus dados pessoais ou bancários em links recebidos por SMS, ou mensagens de números desconhecidos no WhatsApp.
Antes de fazer qualquer coisa, entre em contato com a empresa ou órgão governamental através de seus canais oficiais para verificar se o pedido é legítimo, e não pelo número fornecido na mensagem.
Além disso, verifique se a mensagem contém erros gramaticais ou o uso de termos genéricos.
Resumindo, fique atento a:
- Mensagens de remetentes desconhecidos ou de números curtos em SMS.
- Ofertas muito atrativas.
- Mensagens que geram urgência no consumidor.
- Mensagens que solicitem seus dados pessoais ou bancários em links recebidos por SMS, ou mensagens de números desconhecidos no WhatsApp.
- Verifique se há erros gramaticais ou o uso de termos genéricos na mensagem.