Com o aumento dos casos de dengue no Brasil, torna-se fundamental adotar medidas para proteger a população dos mosquitos transmissores da doença.
Uma forma eficaz e natural de afastar esses insetos é o uso de plantas que produzem óleo essencial com odor desagradável aos mosquitos.
Pensando nisso, selecionamos 10 plantas que são conhecidas por suas propriedades repelentes e que podem ser facilmente cultivadas em casa.
10 plantas que afastam o mosquito da dengue
Manjericão é uma das plantas que possui propriedades repelentes. – Imagem: Getty Images/Reprodução
1 – Citronela
Também conhecida como capim-eucalipto, a citronela possui propriedades antifúngicas, antissépticas e antibacterianas, além de afastar os mosquitos.
2 – Manjericão
Além de ser um tempero delicioso, o manjericão também possui propriedades repelentes e deve ser plantado em solo fértil e drenado.
3 – Lavanda
A planta de cor roxa não só é conhecida pelo seu aroma relaxante, mas também por afastar os mosquitos. Prefira deixá-la em locais com muito sol.
4 – Sálvia
Consumida como chá, a sálvia gosta de locais com altas temperaturas e pode ser cultivada a partir de sementes, galhos ou mudas.
5 – Melissa
Também conhecida como erva-cidreira, a melissa também tem poderes repelentes contra a dengue e deve ser cultivada em solos ricos em matéria orgânica e úmidos.
6 – Alecrim
De uso versátil na culinária, o alecrim é uma das plantas mais conhecidas no combate a dengue. Ele deve ser plantado em vasos grandes com solo seco e arejado.
7 – Louro
Além de dar muito sabor aos pratos, o louro também possui propriedades repelentes. Prefira locais com temperaturas altas para cultivá-lo.
8 – Orégano
Além de ser um tempero indispensável, o orégano também afasta os mosquitos. Prefira mantê-lo em locais bem iluminados.
9 – Verbena
Planta de pequeno porte, a verbena oferece flores de diversas cores e deve ser cultivada em locais com muita luz solar.
10 – Funcho
O funcho possui uma raiz grande e precisa de espaço para crescer. Prefira plantá-lo em locais bem drenados e com bastante luz solar.
Ao cultivar essas plantas em casa, além de garantir um ambiente mais agradável e saudável, você também estará contribuindo para afastar os mosquitos transmissores da dengue.
Lembre-se de adotar cuidados essenciais, como eliminar possíveis focos de água parada e, assim que possível, realizar a vacinação contra a doença.
Juntos, podemos combater a dengue e proteger a nossa saúde e a saúde de nossas famílias.