Com cerca de 90 milhões de clientes, o Nubank atraiu consumidores do Brasil, México e Colômbia que desejam descomplicar suas vidas financeiras. Um dos desejos de parte desses consumidores é apagar o histórico de compras do Nubank, visando esconder algum gasto ou transferência realizada no aplicativo.
O desejo se torna mais presente quando mais de uma pessoa utiliza o cartão ou a conta, como em caso de empresas ou contas conjuntas de casais. Contudo, o registro das movimentações financeiras segue um protocolo determinado por lei, que obriga os bancos a manterem todas as informações sobre lançamentos e retiradas realizadas na conta.
Dentro do aplicativo do Nubank, a movimentação pode ser conferia na tela inicial, por meio da opção “Conta”. Nela, o usuário conseguirá verificar detalhes como salto disponível, gastos realizados, valores guardados nas Caixinhas, rendimento total da conta, dentro outras opções relacionadas a entrada e saída de dinheiro.
É possível apagar o histórico do Nubank ou alguma transação?
Por seguir a legislação de regulação brasileira, que define a obrigação de manter o registro das movimentações financeiras salvas no extrato da conta, o Nubank não possibilita que seus clientes apaguem dados do histórico financeiro. Além disso, também não é possível editar ou ocultar informações de transações realizadas na conta bancária.
Nas redes sociais, é possível encontrar dicas sobre como excluir transações feitas via Pix do histórico. Para isso, os internautas afirmam que é necessário apagar o contato salvo na lista para Pix, o que supostamente faria com que a transação fosse removida do histórico. Contudo, a medida não é eficaz, mostrando que o Nubank segue firme em respeitar e cumprir a decisão da legislação brasileira.
Além disso, não é possível que o usuário faça alguma transação financeira de forma oculta, seja um pagamento ou recebimento. Assim, todas as movimentações relacionadas a conta serão registradas no aplicativo. Contudo, é possível limitar o acesso de outras pessoas na conta e trocar a senha para uma mais segura, evitando que terceiros tenham acesso às informações a respeito das transações bancárias.