No corre-corre do dia a dia, é comum que falte tempo para esperar que o celular carregue 100%, o que leva muitas pessoas a desconectar o carregador da tomada antes disso. Isso pode fazer mal ao aparelho?
Sobre esse assunto, os especialistas em tecnologia divergem bastante. Mas, o que de fato é verdade?
Por um lado, há a ideia de que tanto deixar a bateria se esgotar por completo quanto carregar o celular até 100% representa o fechamento de um ciclo de carga, o que pode ser prejudicial.
Por outro lado, diz-se que quando a bateria está a 100% de sua capacidade os circuitos internos se estabilizam, o que é positivo. A seguir, vamos entender o que é melhor nessa história.
Você costuma carregar o celular até 100%? – Imagem: Getty Images/iStockphoto
A verdade sobre carregar até 100%
Conforme citamos antes, muitos especialistas alertam que completar a carga pode encurtar a vida útil da bateria.
As baterias de íons lítio, hoje predominantes no mercado, são organizadas por ciclos de carga. Cada ciclo representa uma carga completa, e forçar aqueles 100% frequentemente pode reduzir a durabilidade.
O mito do “vício” da bateria
Sobre esse assunto, um equívoco comum é o medo de “viciar” a bateria se ela não for carregada completamente.
No entanto, essa ideia não se aplica a tecnologias modernas de íons lítio, que funcionam de maneira diferente das gerações anteriores de baterias.
Ou seja, com base nessas informações, o ideal é manter o celular com carga suficiente, mas não é necessário, nem recomendado, carregá-lo completamente.
Práticas ideais para preservar a bateria
Para maximizar a vida útil, é recomendado manter a carga entre 20% e 80%. Isso evita os extremos que podem desgastar a bateria de forma desnecessária. Evitar deixar a carga zerar ou chegar ao máximo é realmente uma estratégia eficaz.
Outra boa prática é jamais deixar o celular exposto a altas temperaturas e objetos com eletromagnetismo alto, como ímãs. Ambas as práticas geram uma tensão elevada na bateria.
Considerando a rapidez com que a tecnologia avança, cuidar da bateria é essencial para aproveitar ao máximo seu dispositivo atual. Dessa forma, simples ajustes nos hábitos de carregamento pode fazer toda a diferença para a longevidade do celular.