Quando o assunto é hábitos matinais saudáveis, é comum encontrar uma lista longa de sugestões.
Afinal, na agitação diária, pode ser desafiador encontrar tempo para seguir todas as recomendações, especialmente as que incluem meditação, leitura, exercícios físicos e outros rituais de concentração.
Conforme destacado pelo portal Inc., um neurocientista de Stanford, Andrew Huberman, oferece uma dica simples e direta para começar o dia: expor-se à luz do sol logo pela manhã.
Acordar e ver a luz do sol pode ser transformador – Foto: Canva Pro
Além de seu renomado trabalho como neurocientista, Huberman também é conhecido por seus podcasts, nos quais explora profundamente a química cerebral.
Mesmo que você não consiga se dedicar a todos os conselhos detalhados que ele oferece, ele destaca uma prioridade simples para incluir em sua rotina. Em um artigo recente, o especialista enfatizou a importância de estar exposto ao sol logo cedo.
Para ele, essa prática é tão crucial quanto ter uma boa noite de sono, manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos.
“Considero que ver a luz do sol da manhã esteja entre as cinco principais ações que apoiam a saúde mental, a saúde física e o desempenho”, afirma o especialista.
Isso ocorre porque a luz solar exerce um impacto significativo sobre o relógio biológico, o sistema imunológico, os hormônios, a concentração e o estado de alerta.
Ver a luz do sol nas primeiras horas depois de acordar (assim que possível, mesmo que através de nuvens) aumenta a liberação de cortisol no início do dia (o momento ideal para níveis elevados de cortisol)
Como alcançar os benefícios
Se você está se perguntando o que precisa fazer para colher todos esses benefícios, a resposta é simples: se o dia estiver ensolarado, tente sair e aproveitar os raios do sol por cerca de cinco a dez minutos, assim que puder.
Você pode combinar essa exposição solar matinal a outras atividades que você gosta, como caminhada, escrever em um diário ou até mesmo pendurar a roupa para secar. A principal dica é evitar olhar diretamente para o sol.
Já se o dia estiver nublado, é recomendável passar mais tempo ao ar livre. Se você acordar antes do nascer do sol, a segunda melhor opção é acender o máximo de luzes possível assim que sair da cama.
Depois, aproveite para tomar sol quando puder. Ficar exposto à luz intensa do teto ou posicionar sua área de estudo, ou trabalho perto de uma janela também ajudará a manter a concentração ao longo do dia.
A última recomendação do especialista é reservar alguns minutos para tomar sol também durante a tarde.