A rotina de carregar o iPhone até 100% pode parecer inofensiva. No entanto, essa prática está se revelando prejudicial para a saúde da bateria a longo prazo, e não é apenas dos iPhones, mas qualquer smartphone.
Milhões de usuários, sem perceber, estão encurtando a vida útil de seus dispositivos, e um ajuste simples pode evitar esse problema.
A Apple, ciente do desgaste das baterias por causa dessa prática, oferece uma solução integrada. A empresa tem algumas recomendações para que os usuários reduzam o estresse das baterias de íons de lítio.
Essas mudanças são rápidas de implementar e podem garantir um desempenho mais prolongado. A seguir, explicamos melhor!
A forma como você carrega o seu iPhone pode determinar a vida útil da bateria – Imagem: Shutterstock/reprodução
Por que é ruim carregar até 100%?
Você já percebeu que a autonomia do seu iPhone diminui depois de algum tempo? Isso acontece por que as baterias de íons de lítio enfrentam limitações de ciclos de carga.
Esses ciclos de carga se completam quando ela é carregada até 100%. Se isso acontece frequentemente, elas enfrentam estresse adicional, acelerando sua degradação.
Em última instância, isso compromete a capacidade de retenção de carga, afetando até o desempenho do dispositivo.
Como carregar o celular de modo a preservá-lo?
Para preservar a bateria dos iPhones, a Apple introduziu o recurso Carregamento Otimizado da Bateria.
Este recurso, quando ativado, aprende os hábitos do usuário, retardando o carregamento além de 80% em situações específicas, prevenindo o estresse da bateria.
Veja como utilizar este recurso:
- Acesse Ajustes no seu iPhone;
- Selecione Bateria e, em seguida, Saúde e Carregamento da Bateria;
- Ative o Carregamento Otimizado da Bateria;
- Se tiver um iPhone 15 ou posterior, ajuste manualmente o limite de carga.
Essas etapas simples ajudam a evitar cargas completas constantes, aliviando a pressão sobre a bateria e prolongando sua vida útil.
Carregadores falsificados: um risco comum
Outro fator a considerar é o uso de carregadores falsificados para carregar iPhones. A Apple adverte que eles podem ser perigosos, não atendendo aos padrões de segurança adequados, além de representarem riscos de incêndio e danos ao dispositivo.
Optar por carregadores oficiais ou certificados pela Apple garante segurança e compatibilidade. Esses dispositivos são projetados para cumprir com os mais recentes padrões de segurança USB.