A possibilidade de usar um e-mail totalmente anônimo é uma realidade. Conhecido como e-mail sigiloso, esse recurso oculta a identidade do usuário, dispensando a necessidade de fornecer dados pessoais como nome, telefone ou documentos.
Além de garantir anonimato, o e-mail sigiloso oferece criptografia completa para todas as mensagens enviadas ou recebidas, incluindo textos, imagens e anexos.
E o melhor: esse serviço pode ser acessado gratuitamente ou por meio de planos pagos.
O que é e-mail sigiloso e para quem é recomendado?
Um dos principais motivos para usar um e-mail sigiloso é evitar SPAM no e-mail principal. Além disso, essa ferramenta reduz o risco de exposição de dados em casos de ataques cibernéticos, como invasões e vazamentos de dados.
Há situações nas quais o e-mail sigiloso é essencial, como para jornalistas investigativos, denúncias anônimas e comunicação em regimes autoritários. Ele garante segurança para quem teme pela integridade física ou retaliações.
Foto: Shutterstock
Onde e como criar um e-mail sigiloso?
Vários provedores oferecem e-mails sigilosos gratuitamente, como Proton Mail, Tuta Mail, Guerrilla Mail e Mailfence. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, mas todos protegem a identidade e privacidade do usuário.
Passo a passo para criar uma conta no Proton Mail:
- Acesse o site do Proton Mail e clique em “Criar uma conta”;
- Escolha a opção gratuita e confirme;
- Crie um endereço de e-mail sigiloso e defina uma senha;
- Decida se deseja vincular a conta a um e-mail ou número de telefone. Se não, selecione “Talvez mais tarde”;
- Pronto, sua conta já está ativa e pode ser usada anonimamente.
E-mail sigiloso gratuito e pago: diferenças
Opções pagas de e-mails sigilosos, oferecidas por serviços especializados, como Surfshark VPN, apresentam algumas diferenças. Estas incluem:
- Espaço de armazenamento.
- Quantidade de endereços de e-mail.
- Número de usuários.
- Domínios personalizados.
- Nível de criptografia e suporte.
As versões pagas geralmente oferecem recursos extras como espaço na nuvem, calendário e produtos como VPN, variando entre provedores.
Como apagar todos os seus dados da Internet
Para desaparecer completamente da internet, é necessário remover todas as informações pessoais online e parar de gerar novos rastros digitais. Embora seja difícil, é possível limitar os dados compartilhados e remover-se das pesquisas na web.
1. Excluir ou desativar contas antigas
O primeiro passo é excluir ou desativar contas antigas associadas ao seu e-mail e nome. Use o Gerenciador de Senhas do Google para encontrar e eliminar contas desnecessárias.
2. Apagar contas de e-mail velhas
Contas antigas de e-mail podem ser alvo de hackers. Para desaparecer da internet, exclua qualquer conta que não use mais, especialmente aquelas vinculadas à sua identidade digital.
3. Limpar o navegador
Navegadores armazenam senhas, histórico e preferências. Para maior segurança, exclua cookies e limpe regularmente seu navegador.
Utilize navegadores focados em privacidade, como AVG Secure Browser, para navegar com mais segurança.