É muito comum encontrar carregadores falsificados em feiras, lojas de importados e lojas virtuais. Esses dispositivos tornaram-se comuns devido ao seu preço mais baixo. Entretanto, essa economia pode sair cara a longo prazo.
O uso de carregadores de baixa qualidade não apenas compromete a segurança do seu celular, tablet ou notebook, mas também pode acarretar riscos ainda maiores, como curto-circuitos de larga escala. Por isso, identificar um carregador falso é importante, apesar de requerer atenção a detalhes específicos.
A seguir, vamos explorar dicas simples e facilmente aplicáveis que vão ajudar você a evitar esses produtos perigosos. Confira!
Principais indícios de que um carregador é falso
Se você olhar com atenção, identifica facilmente um carregador falso – Imagem: Shutterstock/reprodução
Papel e caneta na mão, e vamos às dicas!
1. É leve e frágil
Carregadores legítimos são mais robustos devido à qualidade dos materiais utilizados na fabricação, e isso vale para qualquer tipo de carregador!
Portanto, se o acessório parecer excessivamente leve ou frágil, pode ser um indicativo de falsificação. Isso ocorre porque produtos falsificados frequentemente utilizam componentes de segunda linha, que são caracterizados justamente por essa “leveza”.
2. O carregador emite sons estranhos
A presença de zumbidos ou estalos durante o uso de um carregador novo é um sinal de alerta sobre sua autenticidade.
Marcas confiáveis fabricam produtos silenciosos. Por isso, caso um carregador esteja fazendo barulho, é aconselhável entrar em contato com o fabricante ou vendedor para uma possível substituição.
3. O preço é baixo demais
Preços muito baixos são atrativos, mas desconfie se encontrar um carregador “original” por apenas R$ 20, por exemplo.
Na maioria das vezes, acessórios autênticos têm um custo médio a elevado. Por exemplo, um conjunto de adaptador de carga com cabo de energia para um iPhone está custando em torno de R$ 620,00 no site da Apple.
4. A embalagem é esquisita
Ao comprar um carregador, observe a embalagem e a impressão de imagens nela, como fotos do produto.
O motivo é que carregadores falsos frequentemente vêm em embalagens de baixa qualidade, com erros ortográficos e materiais inferiores, além de imagens genéricas ou em resolução baixa.
5. Superaquecimento
Todo carregador aquece durante o uso, mas se o aparelho que você comprou emite muito calor, isso é um mau sinal.
Tenha em mente que componentes inferiores podem causar superaquecimento, aumentando o risco de danos ao seu dispositivo e até incêndios.
Guarde essas dicas consigo e, da próxima vez que precisar comprar um carregador, prefira aparelhos certificados, geralmente vendidos em lojas oficiais. Não corra esse risco!