No final do mês de outubro de 2024, o governo da Indonésia proibiu a venda e a utilização do iPhone 16 e de outros produtos da Apple no país. A decisão não abrange apenas os modelos mais recentes, mas também unidades que já estavam em circulação. A proibição é uma resposta direta ao descumprimento de um acordo financeiro entre a Apple e o governo local, o qual exigia investimentos específicos para permitir a comercialização de seus produtos.
A Apple havia se comprometido a investir na infraestrutura da Indonésia, destinando 109 milhões de dólares para o desenvolvimento de indústrias locais.
Contudo, o governo alega que cerca de 14 milhões de dólares ainda não foram aplicados, impedindo que o Ministério da Indústria emita as certificações IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) necessárias para que os produtos sejam vendidos e utilizados legalmente no país.
A exigência do governo da Indonésia
A política local exige que empresas estrangeiras, como a Apple, cumpram determinados requisitos para operar no mercado nacional. Isso inclui o compromisso de fabricar pelo menos 40% das peças dos dispositivos dentro do país.
Além disso, a criação de instalações de pesquisa e desenvolvimento, como academias Apple, faz parte das demandas do governo para estimular o crescimento econômico e tecnológico interno.
Sobre essa situação, o ministro da Indústria da Indonésia, Gumiwang Kartasasmita, enfatizou:
“Se houver um iPhone 16 que possa funcionar na Indonésia, isso significa que o aparelho é ilegal,” declarou Gumiwang Kartasasmita, ministro da Indústria da Indonésia.
Para os turistas, passageiros e membros de tripulação que entrarem no país, será permitido trazer até dois dispositivos da Apple para uso estritamente pessoal, sem a possibilidade de vendê-los. No entanto, aqueles que precisarem de suporte técnico ou acesso a serviços da Apple no país podem enfrentar dificuldades e restrições.
Apple: configurações úteis do iPhone para quem viaja

Mesmo diante dessas restrições, os iPhones continuam sendo grandes aliados de viajantes. Algumas configurações podem fazer toda a diferença para quem está em trânsito.
Por exemplo, o Modo Avião, disponível em todos os modelos, é essencial para economizar bateria e evitar problemas de conectividade durante os voos. Já o Modo Foco ajuda a filtrar notificações, permitindo maior tranquilidade durante viagens longas.
Além disso, o iPhone permite adicionar cartões de embarque no aplicativo ‘Wallet‘, facilitando o acesso rápido e prático em aeroportos. Para quem viaja para países com idiomas diferentes, o recurso de tradução embutido no iOS é uma ferramenta útil para a comunicação e a leitura de placas e menus.
*Com informações de Pplware