Muitos usuários se veem obrigados a tomar algumas medidas para liberar espaço em seus smartphones de tempos em tempos. Afinal, com tantos arquivos chegando aos celulares todos os dias, não é difícil encher a memória do dispositivo.
Contudo, manter o dispositivo com boa performance e sempre atualizado requer algumas ações estratégicas. Nesse sentido, um dos desafios é evitar a exclusão de apps importantes.
Isso acontece porque quando a famigerada mensagem de “memória cheia” aparece e o celular começa a ficar lento, o primeiro pensamento da maioria das pessoas é desinstalar aplicativos. Porém, eles não são os únicos “vilões” nessa situação.
Para ilustrar isso, a seguir apresentamos nada menos do que oito formas de liberar espaço no seu celular sem apagar aplicativos importantes ou necessários no seu dia a dia. Ao final deste artigo, você verá que, nesse caso, uma boa organização basta.
8 alternativas para liberar espaço no celular sem desinstalar aplicativos
Você não precisa abrir mão dos seus apps para ter mais espaço no celular – Imagem: iStockphoto/reprodução
As dicas que ensinamos a seguir podem ser implementadas igualmente em celulares Android e iPhones. Confira!
1. Apague mensagens e mídias desnecessárias
Mensagens antigas no WhatsApp podem ser um grande vilão no consumo de memória do seu celular. Então, apagar essas conversas faz uma diferença significativa.
Além disso, excluir arquivos de mídia acumulados na memória do mensageiro, que se baseia na memória do dispositivo, é uma estratégia eficaz para liberar espaço.
2. Utilize serviços de armazenamento na nuvem
Armazenar fotos e documentos na nuvem é uma alternativa prática e segura, muito comum hoje em dia.
Fazer isso também libera espaço físico no celular, permitindo que você mantenha apenas o que realmente importa no dispositivo.
3. Organize sua galeria de fotos
Como você sabe, muitas das fotos acumuladas na galeria são desnecessárias. Estamos falando de fotografias repetidas, prints e outros.
Por isso, revise periodicamente suas imagens, exclua as indesejadas e mantenha o espaço do celular otimizado.
4. Limpeza de cache pode ser a solução
O cache dos aplicativos pode consumir muito espaço na memória interna do seu smartphone. Para melhorar isso, realizar uma limpeza regular, a cada duas semanas, ajuda a manter o sistema operacional funcionando de forma suave e eficiente.
5. Trave as configurações de atualização automática
Desativar atualizações automáticas não permite liberar mais espaço, mas ajuda a controlar o consumo da memória física do seu celular.
Com essa opção ativada, você pode escolher quando e quais aplicativos deseja atualizar, evitando downloads desnecessários.
6. Remova arquivos duplicados
Arquivos duplicados são comuns em qualquer celular e ocupam espaço à toa.
Para evitar esse acúmulo desnecessário, utilize funções nativas ou apps de limpeza específicos para detectá-los e eliminá-los, garantindo mais espaço livre no aparelho.
7. Cartão microSD: um aliado para Android
Não é de hoje que usuários Android podem se beneficiar do uso de cartões microSD, uma ferramenta que amplia a capacidade de armazenamento interno dos celulares sem a necessidade de remover arquivos importantes da memória. Experimente!
8. Ajuste a resolução de gravação de vídeo
Reduzir a resolução dos vídeos gravados no celular é uma maneira inteligente de economizar espaço.
Por exemplo, alterar para 1080p a 60 FPS ainda oferece qualidade sem ocupar tanto armazenamento. Faça essa configuração aí no seu aparelho!