Com a transformação recorrente no mercado de trabalho, sempre surge a dúvida sobre quais profissões vão se dar bem no futuro ou estão de acordo com as tendências atuais.
A resposta para tal questão depende de vários fatores, que vão desde a demanda de mercado até as mudanças sociais e ambientais, passando ainda pela questão tecnológica.
Para elucidar um pouco esse cenário, o LinkedIn, conhecido como a maior rede social de profissionais do mundo, com mais de 800 milhões de usuários, fez um estudo para avaliar quais carreiras se destacarão em 2024.
O trabalho foi feito pelos pesquisadores do LinkedIn Economic Graph, a partir de vagas de trabalho disponíveis na plataforma entre janeiro de 2019 e julho de 2023.
Carreiras com mais oportunidades em 2024
LinkedIn tem mais de 800 milhões de usuários no mundo – Foto: Reprodução
10. Técnico de segurança do trabalho
Pessoas que atuam nessa função são responsáveis por fazer diagnósticos, inspeções e auditorias das condições de trabalho
Além disso, elaboram e aplicam planos de prevenção de acidentes ocupacionais, fazem palestras e treinamentos e emitem laudos técnicos.
9. Representante de desenvolvimento de negócios
Esses profissionais, geralmente, são os porta-vozes das empresas na busca por clientes e possíveis negociadores.
Eles são considerados indispensáveis para a evolução do negócio e devem ter conhecimentos específicos, como vendas, marketing, ferramentas de CRM, prospecção e automação.
8. Gerente de tráfego
Esse profissional atrai e converte visitantes de perfis digitais em clientes. Esse movimento é essencial para elevar as vendas online.
Ele, geralmente, é quem define orçamento de divulgação nas plataformas, público-alvo, textos e design das campanhas.
7. Estrategista de mídias sociais
Pessoas que conseguem planejar e gerenciar conteúdos estratégicos para as plataformas digitais estão em alta no mercado e são alvos de muita procura.
De modo geral, eles ajudam a definir o formato das publicações, o tom de voz, cronograma, monitoramento de dados e estabelecem toda a relação com os seguidores.
6. Engenheiro de segurança
O acirramento das regras de segurança do trabalho, assim como dos processos e produtos obrigatórios, elevou a demanda por profissionais especializados nessa área.
Um bom engenheiro de segurança entende das regras, leis vigentes e tem habilidades de análise, planejamento, coordenação e trabalho em equipe.
5. Diretor de receita
Diversas empresas estão focadas em otimizar a geração de receita e ampliar o retorno sobre os investimentos feitos.
É nesse contexto que surge a exigência por profissionais que consigam alinhar diferentes áreas, como marketing, vendas e sucesso do cliente. Eles são responsáveis por coordenar ações de atração, conversão e retenção.
4. Diretor comercial
O diretor comercial é outro cargo em alta no ano. Ele é quem faz o planejamento das estratégias de venda e as coloca em prática, com definição de metas e indicadores.
Além disso, coordena e motiva os vendedores e conversa com clientes e parceiros.
3. Assessor de investimento
Profissionais que atuam no mercado financeiro e orientam pessoas sobre os melhores investimentos e formas de aplicar o próprio dinheiro também estão em alta.
Eles são quem analisam o perfil do cliente, os objetivos de cada um e recomendam os melhores produtos disponíveis — de ações e renda fixa a criptomoedas.
2. Analista de dados
Os dados têm cada vez mais relevância no dia a dia das corporações. Por isso, os profissionais da área são bastante requisitados no mercado.
Eles são responsáveis por extrair, limpar e visualizar os dados, com diferentes técnicas de estatísticas, programação e até inteligência artificial (IA).
1. Analista de cibersegurança
Com a recorrência de ataques cibernéticos e golpes digitais, os profissionais de cibersegurança estão sendo disputados por empresas e corporações.
Eles detectam e previnem incidentes de segurança, além de aplicar novas medidas e soluções para aumentar a resistência dos sistemas a possíveis ataques.
Com informações do site Concursos no Brasil.