No Japão, o PlayStation 5 e o Xbox Series têm encontrado um público bastante restrito entre os jovens.
De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Shibuya109 Entertainment, que analisou as preferências de 700 jovens japoneses de 15 a 24 anos, esses consoles de última geração não estão entre os favoritos dessa faixa etária.
Jovens preferem outras formas de jogar no Japão
A pesquisa descobriu que uma grande maioria, 80% dos jovens, joga videogames em alguma plataforma, mas os dispositivos móveis lideram com uma enorme margem.
Cerca de 94,7% dos entrevistados preferem jogar em celulares equipados com sistemas operacionais Android e iOS.
Em comparação, o Nintendo Switch se posiciona como a segunda escolha mais popular, com 38,5% da preferência, seguido pelos PCs, com 33,2%.
O que surpreende é a popularidade contínua de dispositivos considerados ultrapassados por muitos.
O tablet, ainda utilizado por 26,5% dos jovens, e até mesmo o Nintendo DS, com 12,2%, superam os consoles de mesa da Sony e da Microsoft em popularidade entre esse público.
A pesquisa não especificou os percentuais exatos para o PS5 e o Xbox Series, mas indicou claramente que ambos não estão entre os mais utilizados.
Nintendo Switch e celulares são os favoritos no Japão – Imagem: Jazmin Tabuena/corelens
A situação do Xbox Series não é exatamente nova, já que os consoles da Microsoft tradicionalmente enfrentam desafios no mercado japonês.
Por outro lado, a baixa popularidade do PlayStation 5 entre os jovens japoneses é notável, considerando que a Sony geralmente tem um bom desempenho em seu país de origem e que o aparelho possui forte apelo comercial em outras faixas etárias.
Este cenário sugere uma mudança significativa no comportamento dos jogadores jovens no Japão, que estão migrando cada vez mais para plataformas mais acessíveis e portáteis, como celulares e o próprio Nintendo Switch.
Essa tendência pode indicar desafios futuros para as gigantes dos games no que tange à conquista desse segmento do mercado.
A pergunta que fica é: como a Sony e a Microsoft vão responder a essa preferência crescente por jogabilidade móvel e flexível?