Uma competição para ver quem dorme mais parece, literalmente, um sonho. Na Espanha, isso se torna realidade com o campeonato ‘siesta’, ou ‘sesta’, que é ada mais, nada menos que o famoso cochilo após do almoço.
Naquele país, é comum tirar uma sesta, o famoso cochilinho depois do almoço. E embora não seja uma regra, muitas lojas fecham no período das 14h às 17h para que os trabalhadores possam descansar um pouco.
CURSOS GRÁTIS: Aproveite e faça mais de 100 cursos GRÁTIS com opção de certificado VÁLIDO
O campeonato costuma acontecer em um shopping sob o olhar curioso das pessoas que passam no local. A ideia foi da Associação Nacional de Amigos da Sesta (Anas).
A ideia é resgatar essa tradição espanhola que promove um hábito que faz bem à saúde.
Campeonato acontece denteo de shopping em Madrid – Foto: Divulgação/Anas
Como o campeonato funciona?
Durante o concurso, cada participante desfruta de um intervalo de 20 minutos para mergulhar no sono, e o grande vencedor é aquele que alcançar o estágio mais profundo de descanso.
Todo o processo é minuciosamente acompanhado por uma equipe de médicos especializados, que monitoram a qualidade do sono dos competidores por meio de sensores.
Além do prêmio em dinheiro, que pode chegar a mil euros (o equivalente a cerca de R$ 5.500), há também reconhecimento para aqueles que demonstrarem a melhor postura ao dormir e até mesmo para os que produzirem o ronco mais peculiar.
Benefícios da soneca após o almoço
A soneca pós-almoço, é mais do que um luxo indulgente; é uma prática com benefícios cientificamente comprovados para a saúde e o bem-estar.
Estudos mostram que uma soneca curta após o almoço pode melhorar a concentração, a memória, a criatividade e até mesmo a saúde do coração.
Geralmente, uma soneca ideal dura de 10 a 30 minutos, tempo suficiente para alcançar o estágio de sono leve, mas não tão profundo a ponto de causar sonolência excessiva ao acordar.
Durante esse período, o cérebro processa informações recentes e consolida a memória, proporcionando um impulso cognitivo e melhorando a capacidade de resolver problemas.
Além disso, uma soneca curta pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o humor, rejuvenescendo o corpo para o resto do dia.
É como recarregar as baterias, permitindo que você enfrente as tarefas restantes com mais energia e eficiência.
Tradição não fica só na Europa
Não é só na Espanha que a ‘siesta’ é cultural. Outros países também são adeptos a ideia de tirar uma soneca depois do almoço.
Um exemplo é o ‘inemuri’ japonesa, as pausas para sonecas são vistas como parte essencial do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.