O presidente do Studio Pierrot, Michiyuki Honma, recentemente trouxe à tona uma polêmica ao criticar a censura sofrida por animes no Ocidente, com o suposto intuito de alcançar mais popularidade.
Na visão dele, as produções não deveriam se submeter a esse tipo de situação. A declaração foi dada pelo presidente, durante uma entrevista para o Comic Natalie.
Na ocasião, ele falava sobre o maior sucesso do Studio Pierrot, ‘Naruto’.
“É difícil fazer um trabalho que será popular no ocidente ou que se tornará uma série de longo prazo; Claro que isso é parte do alvo, mas se você faz animação com apenas isso em mente, as coisas ficam extremamente chatas”, afirmou Honma.
E ele continuou:
“Eles ficam falando que precisamos mudar para poder ganhar o ocidente – temos que reduzir a violência, evitar certas expressões – se os animes japoneses ficassem presos a tais restrições e expressões, não teríamos sucesso nenhum, ninguém iria querer ver. Trabalhos que são um sucesso no Japão também são sucessos no ocidente. Eu acredito que não podemos errar na abordagem da produção do anime.”
Polêmica: animes precisam ser adaptados para a realidade ocidental? Foto: Reprodução
‘Naruto’ privilegiou formato original
A opinião do presidente do Studio Pierrot tem respaldo no que eles decidiram fazer com ‘Naruto’, sucesso em vários países do mundo.
Os criadores optaram por manter as mesmas cenas de violência e demais características originais para proporcionar aos fãs do Ocidente a mesma experiência vivenciada pelos fãs asiáticos.
O resultado todos conhecem. O anime é um dos mais famosos do mundo e tornou-se uma das franquias mais prolíficas do setor, inclusive no Ocidente.
Continuidade com a saga ‘Boruto’
Exemplo disso é o sucesso de ‘Boruto: Two Blue Vortex’, lançado recentemente. A nova produção acontece três anos após os eventos de ‘Boruto: Naruto Next Generations’.
A história mostra Boruto fugindo após sofrer a acusação de ter sido responsável por eliminar o próprio pai (Naruto). Com isso, Kawaki passa a ser visto como o novo herói da vila.
O volume 1 do mangá foi publicado no Japão em fevereiro deste ano.