TecHoje
  • Home
  • Notícias
  • Celulares
  • Internet
  • Filmes e Séries
  • Jogos
  • Ciência
  • Aplicativos
  • Curiosidades
  • Artigos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
TecHoje
  • Home
  • Notícias
  • Celulares
  • Internet
  • Filmes e Séries
  • Jogos
  • Ciência
  • Aplicativos
  • Curiosidades
  • Artigos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
TecHoje
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Reputação empresarial

TEC Hoje por TEC Hoje
em Artigos
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

Muitas vezes você usou a expressão reputação para caracterizar aspectos positivos ou negativos de uma pessoa. Pode-se entender que essa expressão corresponde quase sempre a um padrão de comportamento que reflete os nossos traços de identidade e de imagem construídos ao longo do tempo. Nem sempre é positiva, daí a necessidade de adjetivá-la como boa ou má reputação.

Foi inspirada no comportamento de pessoas que surgiu a chamada reputação corporativa. Também no caso das empresas, a reputação se desenvolve a partir das práticas que refletem sua identidade e sua imagem e são mantidas ao longo do tempo. A sua construção se dá a partir da qualidade dos relacionamentos que a empresa mantém com seus empregados, clientes, fornecedores e demais stakeholders.

VEJA TAMBÉM

As panelas de teflon são mesmo nocivas à saúde?

Como o Studio Ghibli reagiu à utilização de seus traços pela IA?

Descubra qual é o seu ‘superpoder oculto’ com o ChatGPT

Cabe destacar que são as práticas gerenciais e o comportamento de colabores que tornam uma empresa um bom lugar para se trabalhar, uma boa provedora de produtos e serviços para os seus clientes, um bom investimento para os seus sócios e uma boa “cidadã” para a comunidade. Essas práticas formam a reputação. Assim, a reputação pode apresentar com muitas facetas.

A empresa pode ter uma má reputação por atrasar pagamentos de fornecedores e ser correta nesse aspecto com os funcionários. Pode participar de ações da comunidade e ao mesmo tempo agredir o meio ambiente. Administrar e manter uma boa reputação resulta da relação de parceria entre os colaboradores internos e os parceiros externos orientada por ações focadas na sustentabilidade.

Uma questão que deve ser levada em conta é que esse tipo de construção consome tempo. Uma ação isolada é insuficiente para se construir uma reputação. Ela depende de sua continuidade, permanência e coerência ao longo do tempo. A reputação pode ainda ser arranhada por acontecimentos involuntários como crises, acidentes, erros e sabotagens.

A outra questão que deve ser levada em conta é que alguns setores gozam de melhor reputação do que outros. Geralmente escolas possuem maior facilidade em desfrutar de uma boa reputação. Entre os setores visados negativamente estão aqueles que degradam o meio ambiente como mineradoras ou desempenham atividades que afetam a saúde, como ocorre com a indústria tabagista.

A construção da reputação de uma empresa deve envolver todos os aspectos e orientar suas atividades no sentido de integrar suas ações com as expectativas dos vários públicos, entre esses fornecedores, clientes e intermediários, com os quais a empresa mantém relações. É um trabalho de todos.

Entre as questões que afetam positivamente a reputação de uma empresa e de seus produtos, podem ser destacadas:

•    A orientação comunitária e societária.

•    Inovação.

•    Preocupação com o cliente.

•    Presença e sucesso no mercado.

•    Combinação de orientação local versus global.

•    Um bom local para se trabalhar.

•    Um bom local para se investir.

Se a empresa responde de maneira sensível a essas questões, por certo terá uma reputação melhor do que aquela que as negligencia. A reputação sinaliza a atratividade geral da empresa para consumidores, investidores, fornecedores e comunidade local. Uma reputação favorável produz benefícios concretos a longo prazo: preços superiores para os seus produtos, maior facilidade de acesso a fornecedores e canais de distribuição, menor custo de capital, maior produtividade no trabalho, maior lealdade dos clientes e apoio nos momentos difíceis. Daí a importância que todos participem dessa construção.

Autor

Mauro C. Tavares

Sociólogo e Mestre em Administração/UFMG, Doutor em Administração/USP e Especialista em Administração/FJP. Autor das obras Administração de Compras no Varejo; Planejamento Estratégico: A Opção Entre Sucesso e Fracasso Empresarial; A Força da Marca: Como Construir e Manter Marcas Fortes e Gestão. Professor do Ietec.

TEC Hoje

TEC Hoje

O Grupo TecHoje é formado por jornalistas apaixonados por tecnologia e inovação, buscando sempre trazer as últimas novidades e tendências do setor. Com backgrounds diversificados, eles combinam expertise técnica com narrativas envolventes, visando educar e inspirar o público.

VOCÊ PODE GOSTAR

8 plantas que vão manter o mosquito da dengue longe da sua casa
Artigos

8 plantas que vão manter o mosquito da dengue longe da sua casa

Elas agem como repelentes naturais, garantindo a segurança da sua família.

Leia mais
Sonhou com a própria morte? Saiba qual é a interpretação do ChatGPT
Artigos

Sonhou com a própria morte? Saiba qual é a interpretação do ChatGPT

Apesar de a análise de especialistas no assunto ser indispensável, a IA pode trazer alguns insights relevantes.

Leia mais
Se acham! 3 signos que pessoas soberbas geralmente têm
Artigos

Se acham! 3 signos que pessoas soberbas geralmente têm

Conheça esses signos e confira algumas dicas de como lidar com os indivíduos posicionados por eles.

Leia mais
As panelas de teflon são mesmo nocivas à saúde?
Artigos

As panelas de teflon são mesmo nocivas à saúde?

Confira esta análise sobre a segurança das panelas com revestimento de teflon, explorando sua composição atual e riscos associados ao...

Leia mais
Próxima postagem

A Logística no Brasil

Deixar comentário
TecHoje

Notícias sobre tecnologia, análises exclusivas de dispositivos e guias práticos de uso, tudo em um só lugar.

  • Expediente
  • Políticas de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Contato

Todos os direitos reservados, a cópia total ou parcial é proibida sem prévia permissão.
Grupo VS3 Digital LTDA 22.140.212/0001-07

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Celulares
  • Internet
  • Filmes e Séries
  • Jogos
  • Ciência
  • Aplicativos
  • Curiosidades
  • Artigos

Todos os direitos reservados, a cópia total ou parcial é proibida sem prévia permissão.
Grupo VS3 Digital LTDA 22.140.212/0001-07