O setor de smartphones viveu uma reviravolta na última semana. Conhecido pela intensa disputa de mercado entre as diferentes marcas, ele teve uma mudança significativa no topo do ranking de maior vendedora de aparelhos do mundo.
A Apple, que seguia no primeiro lugar, devido ao sucesso do iPhone, perdeu a posição para a rival Samsung.
A empresa norte-americana enfrentou uma queda recente nas vendas, enquanto a sul-coreana manteve o desempenho e abocanhou a liderança em participação no mercado global.
De acordo com dados da consultoria Internacional Data Corporation (IDC), as vendas de celulares da Samsung correspondem a 20,8% do total contra 17,3% da Apple.
Em números absolutos, as vendas da Apple caíram de 55,4 milhões de iPhone no primeiro trimestre de 2023 para 50,1 milhões no mesmo período deste ano.
Reviravoltas sucessivas no mercado de smartphones
Galaxy S24, novo aparelho da Samsung. Foto: Reprodução
Vale lembrar que a Apple havia assumido a dianteira do mercado no final de 2023, depois que a Samsung se manteve no topo por 12 anos seguidos.
Esse gostinho dado à empresa norte-americana, no entanto, durou pouco e ocorreu mais uma reviravolta, voltando ao que era antes.
Especialistas atribuem a queda de venda dos iPhones a um impasse vivenciado pela Apple no mercado chinês.
Com o avanço de companhias locais, como a Huawei e a Xiaomi, a norte-americana perdeu espaço e viu as vendas caírem 24% em comparação ao ano passado.
O governo chinês adotou um política de incentivo às fabricantes nacionais e isso refletiu diretamente nas vendas internas.
O sucesso foi tão grande que, mesmo não vendendo nos Estados Unidos, a Xiaomi conseguiu atingir a terceira colocação entre as maiores participações no mercado global, com 14,1%.
Preocupação da Apple
Toda essa situação preocupa a Apple, pois a venda de iPhones representa a maior parte da receita da companhia: em torno de 58%. A redução direta das vendas de smartphone impacta, portanto, na arrecadação final.
Vale lembrar que, em 2023, a empresa já havia registrado uma queda de 3% no faturamento global. Foi o pior resultado da Apple desde 2016. A sucessão de números negativos refletiu, até mesmo, nas ações na bolsa de valores.
Até pouco tempo, a Apple era considerada a empresa mais valiosa do mundo. Ela perdeu o posto para a Microsoft, que colhe os frutos do investimento pesado em inteligência artificial.
Hoje a Apple é a segunda companhia com o maior valor de mercado do mundo (em torno de US$ 2,62 trilhões).
Nesse quesito específico, ela supera, e muito, a Samsung, que é avaliada em US$ 382,1 bilhões, sendo a 22ª colocada no ranking das empresas mais valiosas.