Lançado pela Fiat, o Uno Mille 1994 marcou época no mercado brasileiro como o primeiro carro popular propriamente dito. Em uma era em que a motorização e tecnologia não eram seus pontos fortes, seu grande atrativo era o preço acessível.
Competindo com modelos como o Chevrolet Corsa e o Volkswagen Gol, o Uno destacou-se como uma opção mais em conta, conquistando muitos brasileiros. Com o passar dos anos, o cenário automotivo no Brasil transformou-se significativamente.
A pergunta que fica é: quanto custaria um Fiat Uno Mille de 1994 atualmente, considerando a inflação? Para responder a essa questão, o CT Auto, do Canaltech, recorreu à calculadora do IBGE, aplicando a variação do IPCA de agosto de 1994 a fevereiro de 2025. O resultado surpreende!
Imagem: Wikimedia Commons/reprodução
Valor original do Uno Mille em 1994
Em 1994, a Fiat comercializava o Uno Mille em sua versão ELX, com motor 1.0 e câmbio manual, por R$ 7.254.
Esse modelo oferecia 48,5 cavalos de potência, uma cifra modesta, mas condizente com a proposta de um carro acessível. Naquela época, o preço era um dos principais pontos de venda do modelo.
Quanto o carro custaria se fosse lançado hoje?
Ajustando o valor de 1994 com a variação do IPCA até 2025, a inflação acumulou 686,64%. Assim, o preço do Uno Mille de 1994 seria agora R$ 57.062,53.
Esse valor, apesar de alto, é mais competitivo do que muitos dos veículos populares atuais, como o Renault Kwid, Fiat Mobi e Citroën C3, embora o Uno não cumprisse algumas normas modernas de segurança e emissões.
Comparando o pequeno valente
Apesar de melhorias no quesito tecnologia, design e segurança, os “carros populares” de hoje em dia superam e muito modelos com o Uno Mille de 1994. Porém, os preços altos para aquisição de um veículo novo afugentam muitos consumidores.
Por isso, muitas pessoas preferem ir atrás de modelos usados, incluindo o Uno Mille. Inclusive, esse veículo ainda pode ser encontrado em valores próximos ao seu preço original, entre R$ 7.715 e R$ 8.601, segundo a Tabela Fipe.
O modelo continua sendo uma lembrança nostálgica da indústria automobilística brasileira, mas suas características já não se ajustam às exigências contemporâneas.