A ferramenta de pesquisas do Google é um dos recursos mais utilizados por internautas de todo o país. Ofertado de forma gratuita, o recurso permite pesquisas sobre todos os assuntos, reunindo os principais sites que possuem as informações buscadas pelos usuários. Contudo, uma notícia deixou os usuários incomodados.
Segundo o jornal Financial Times, o Google estaria estudando a implantação de cobrança de assinatura para a liberação de recursos “premium” no serviço de buscas. Assim, os usuários deveriam pagar um valor para ter acesso aos recursos ofertados com o uso da inteligência artificial.
Ao que tudo indica, não foram apenas os usuários que não receberam bem a possibilidade de cobrança. As ações do Google caíram cerca de 1% nas negociações estendidas após a publicação da notícia. “Não estamos trabalhando ou considerando uma experiência de busca sem anúncios. Como fizemos muitas vezes antes, continuaremos a desenvolver novas capacidades premium e serviços para aprimorar nossas ofertas de assinatura em todo o Google”, afirmou um porta-voz do Google.
Inteligência Artificial já funciona no Google One AI Premium
O Google já inseriu um recurso de IA em seu principal serviço de assinatura. Desde fevereiro, os assinantes do Google One AI podem utilizar o chatbot Gemini para ter acesso ao modelo de IA generativa nas plataformas do Google. Com isso, os usuários podem utilizar da inteligência artificial no Gmail, Google Docs, entre outros serviços da big tech.
Em relação às pesquisas, o Google se viu obrigado a pensar em novas modalidades de resultados desde que o ChatGPT foi lançado em 2022. Devido à capacidade do chatbot de responder questões em uma voz narrativa, o Google se deparou com um novo concorrente no âmbito de pesquisas. Com isso, os lucros do Google diminuíram, visto que os internautas aumentaram suas pesquisas diretamente no ChatGPT e reduziram o consumo dos anúncios lucrativos exibido na página de resultados do Google.
Dessa forma, o Google iniciou o período de testes de sua pesquisa alimentada por IA, unindo narrativa personalizada com links para sites e publicidade. Contudo, a inclusão dos recursos tecnológicos tem sido feita de forma lenta ao seu mecanismo de pesquisa. Na assinatura premium das pesquisas, os usuários continuariam tendo acesso aos anúncios, visto que esse é um dos principais negócios publicitários e lucrativos do Google.