Na última semana, usuários do Chromecast, dispositivo do Google utilizado para transmitir mídia para TVs, enfrentaram dificuldades devido a uma falha global no sistema.
O problema afetou o funcionamento de várias versões do gadget, gerando frustração entre os consumidores. No entanto, na quinta-feira, 13, o Google lançou uma correção que promete solucionar a falha de firmware que originou o transtorno.
Conforme orienta o Google, os usuários devem manter seus dispositivos, como Chromecast 2 e Chromecast Audio Devices, conectados à TV e à rede Wi-Fi. Com isso, a atualização será baixada automaticamente, permitindo que o uso pleno dos aparelhos seja retomado.
O processo de correção começou imediatamente após o anúncio da solução e será finalizado nos próximos dias. Saiba mais a seguir!
Recentemente, Chromecasts no mundo inteiro simplesmente pararam de funcionar – Imagem: Google/Getty Images/reprodução
O que ocasionou as falhas?
Relatos sobre o problema no Chromecast começaram a surgir no último dia 9 de março, quando usuários de diversos países, incluindo o Brasil, receberam mensagens de erro enquanto usavam o dispositivo.
A mensagem indicava que o Chromecast “não era confiável” e que o firmware poderia estar desatualizado. Por sua vez, o Google informou que mesmo aqueles que não realizaram o reset de fábrica receberão a atualização automaticamente.
O reset de fábrica, ou redefinição às configurações de fábrica, é um procedimento adotado por donos de dispositivos eletrônicos que apresentam problemas. Para usuários que fizeram isso no Chromecast tentando resolver um erro recente, o processo de atualização pode ser mais demorado.
Porém, o Google também informou que está ciente dessas dificuldades e trabalha para normalizar a situação. A extensão da licença de uso até 2045 garante que todos os Chromecasts recebam suporte contínuo.
A evolução do Chromecast
Lançado em 2013, o Chromecast rapidamente se tornou popular, com mais de 100 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. O Google não parou por aí e continuou a inovar com sua tecnologia Google Cast, ampliando a conectividade entre smartphones, tablets e smart TVs.
Além das três gerações do dispositivo, foram introduzidas versões como o Chromecast Ultra e o Chromecast Audio, que atendem à reprodução de áudio e vídeo em alta definição.
Devido ao sucesso dessa ferramenta de entretenimento, o Google reforça seu compromisso com o suporte contínuo a seus usuários, como ficou comprovado nessa breve crise recente.