O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou uma nova evolução da TV Digital nesta quarta-feira (3). Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro, do canal Gov, Juscelino Filho apresentou o novo padrão tecnológico chamado de TV 3.0. Com ele, os brasileiros terão maior qualidade de imagem e acesso facilitado pela conectividade aos canais abertos e fechados.
Conforme apresentado pelo ministro, o Brasil é um dos maiores mercados consumidores de sinal de televisão aberta no mundo. Com a mudança para o padrão TV 3.0, a forma de acesso aos canais será revolucionada. Assim, a escolha de canais será substituída por aplicativos que disponibilizarão o conteúdo, tanto de forma ao vivo quanto por demanda.
“O grande diferencial vai ser justamente a questão da integração da transmissão da televisão com uma melhor qualidade de imagem, qualidade de som, com a conectividade, com a internet, com a banda larga”, afirmou o ministro.
TV 3.0 irá revolucionar consumo da televisão
Com a interatividade proporcionada pela TV 3.0, será possível criar novas oportunidades de negócios, por meio da oferta de espaços publicitários, ambiente de compras pelos consumidores e marketplace para marcas e empresas. Conforme anunciado pelo Ministro, a previsão é que a nova tecnologia seja definida até o final de 2024.
Até lá, a indústria deverá produzir equipamentos que suportem a nova tecnologia e conversores para ocorrer a integração dos sinais abertos com a internet em televisores mais antigos. A conversão acontecerá de forma gradual, se iniciando nas grandes capitais brasileiras. Após o período de teste do sinal em alguns municípios, o intuito é disponibilizar o sinal para outras regiões do país.
“Como a vida útil das TVs tem uma carga ainda a ser cumprida, em especial porque tivemos eventos esportivos importantes nos últimos anos que fomentaram a troca dos televisores, entendemos que no começo vamos ter que ter um receptor que faça a conversão desses sinais”, afirmou o secretário Comunicação Social Eletrônica, Wilson Diniz.