Por mais fundamentais que a fala e a linguagem sejam na nossa rotina de comunicação, é bastante comum que algumas palavras sejam pronunciadas de forma errada. No Brasil, por exemplo, isso ocorre em diversos casos.
A forma incorreta é tão naturalizada no nosso dia a dia que muitas pessoas já nem se atentam mais para isso. Afinal, o significado se mantém, é compreendido e os diferentes traços linguísticos tem a ver, também, com a cultura local.
Na fala dos brasileiros, algumas palavras erradas são mais comuns do que outras. Elas praticamente já fazem parte do vocabulário natural de cada um.
Antes de citá-las, no entanto, vamos explicar os motivos por trás desse comportamento.
O que explica a fala incorreta de algumas palavras?
Influências regionais, culturais e econômicas interferem na forma de as pessoas falarem – Foto: Reprodução
Existem vários fatores que explicam a recorrência de palavras erradas na fala das pessoas. Eles envolvem, por exemplo, influências culturais, falta de conhecimento linguístico e, claro, hábitos adquiridos no decorrer do tempo.
Fora isso, é importante destacar que, por mais que as regras existem, a língua é dinâmica e vive em constante transformação. Com isso, as pronúncias tendem a variar conforme as diferentes influências de cada época e região.
Isso fica perceptível, por exemplo, quando se compara o português brasileiro nos diferentes estados do Brasil.
Vários locais possuem palavras e expressões próprias que não são conhecidas em outros estados. A diversidade linguística, portanto, é uma realidade.
Influências culturais na fala
Do ponto de vista cultural, é inegável que a maneira como falamos tem a ver com o local onde nascemos ou onde moramos. O sotaque regional é um elemento que faz parte desse contexto, mas ele não é o único.
No Brasil, as influências indígenas, africanas e europeias, também, estão muito presentes na maneira como as pessoas falam. Elas se misturaram de tal forma que acabam interferindo na pronúncia individual.
O que precisa ficar claro, nesse caso, é que todas as formas de falar são legítimas e precisam ser respeitadas, pois fazem parte da riqueza cultural do Brasil.
10 palavras que os brasileiros mais falam errado
Entre as palavras que são pronunciadas erradas no país, algumas são mais frequentes do que outras. Confira abaixo as 10 mais comuns:
- “Pobrema”: problema
- “Brusinha”: blusinha
- “Galfo”: garfo
- “Tauba”: tábua
- “Iorgute”: iogurte
- “Mortandela”: mortadela
- “Barrer”: varrer
- “Sombrancelha”: sobrancelha
- “Dibrar”: driblar
- “Impecilho”: empecilho