Poucas coisas conseguem ser tão úteis quanto uma boa rede Wi-Fi. Afinal, através dele é possível aproveitar filmes, jogos e participar de reuniões online sem depender de fios.
No entanto, em alguns casos, seu sinal acaba instável, levando a bastante frustração. Inclusive, alguns objetos podem ser determinantes para esse problema.
5 itens que prejudicam seu sinal de Wi-Fi
Saber como manter o seu modem Wi-Fi bem cuidado é tão importante quanto a velocidade da banda – Imagem: Proxima Studio/Canva Pro
1. Aquários
Aquários grandes ou até mesmo um vaso de plantas com muita água pode influenciar no seu Wi-Fi.
Afinal, líquidos absorvem as ondas de rádio, enfraquecendo a intensidade do sinal que passa por ela. Logo, seu roteador acaba não funcionando da maneira que deveria.
Para evitar esse problema, o mais recomendado é movê-lo para um local alto, mas ainda longe desses objetos.
2. Micro-ondas
Para surpresa de muitas pessoas, o micro-ondas pode ser um dos maiores vilões da conexão WI-FI. Isso acontece porque ele opera em uma frequência similar à dos roteadores, o que pode causar distorções temporárias no sinal.
Ou seja, sempre que estiver em uma reunião importante ou naquela sessão do seu filme favorito, evite esquentar sua comida nesse aparelho.
3. Televisões
Apesar de comum, sabia que nunca é uma boa ideia colocar o roteador próximo à televisão?
Segundo especialistas, as mais modernas contêm componentes metálicos e circuitos que podem interferir nas ondas de rádio emitidas pelo roteador.
Além disso, se uma TV estiver ligada e consumindo uma grande quantidade de banda, isso pode sobrecarregar a rede, afetando a qualidade do sinal Wi-Fi.
4. Espelhos
Sim, espelhos não refletem apenas a sua imagem, mas também o sinal do Wi-Fi. Isso porque seu revestimento é geralmente metálico, o que acaba funcionando como um escudo contra qualquer onda de rádio.
5. Câmeras de segurança
Dispositivos de segurança, como alarmes e câmeras de segurança sem fio, também podem operar na mesma frequência que o seu roteador.
Inclusive, esse é um dos problemas mais comuns entre casas com sistemas de segurança, mas que se deparam com baixa intensidade de rede.
Nesses casos, o mais recomentado é verificar se esses dispositivos têm a opção de ajuste de frequência. Ou então, investir em uma banda menos congestionada para evitar a interferência.